QualidadedoConcreto.com.br

Agora você pode obter um traço confiável com uns poucos cliques !

 

INÍCIO

DOSA FÁCIL BÁSICO

DOSA FÁCIL COMPLETO

MANUAL DO CONCRETO

 

 

Estudo na Obra

     Até recentemente não era possível realizar um Estudo de Dosagem Experimental do Concreto na própria obra a não ser em algumas obras de grande porte, naquelas que dispõem de laboratório de ensaios de materiais instalado no canteiro. Todos os métodos convencionais de Estudo de Dosagem Experimental do Concreto exigem a realização de vários ensaios laboratoriais, compreendendo as fases de caracterização da matéria-prima, elaboração das misturas experimentais, moldagem de corpos-de-prova, cura e ruptura à compressão dos corpos-de-prova, obtenção das equações matemáticas e finalmente a obtenção do traço da obra. Em função da necessidade de realização dos vários ensaios é preciso usar muitos equipamentos de laboratório normalmente não disponíveis em uma obra.

     Com o Método Dosa Fácil, auxiliado pelo Software Dosa Fácil, ficou muito fácil para o engenheiro, arquiteto ou o mestre-de-obras, realizar estudos de dosagem de concretos convencionais, que pode ser feito na própria obra, desde que com antecedência mínima de pelo menos 28 dias da data da primeira concretagem estrutural da obra. A única coisa feita pelo laboratório é a ruptura de 6 corpos-de-prova moldados na obra.

     A grande vantagem em relação ao estudo feito por laboratório especializado é o seu custo, que é irrisório. Gastam-se 3 sacos de cimento e se paga pela ruptura de 6 corpos-de-prova em laboratório (pode-se estimar o preço em torno de R$ 15,00 por corpo-de-prova). Com um custo tão baixo para a realização de um estudo de dosagem passou a ser viável também para pequenas construções a realização estudos comparativos de materiais disponíveis na região.

     Imagine que você irá construir uma pequena obra, de uns 400 m2 de área construída total, e que irá gastar 80 m3 de concreto produzidos integralmente na obra. Ao comparar as marcas de cimento ALFA e BETA, disponíveis em sua região, e utilizando o Método Dosa Fácil e o Software Dosa Fácil, verifica-se que o traço da obra usando o cimento ALFA irá consumir 350 kg de cimento por metro cúbico de concreto, enquanto que com o cimento BETA serão necessários 400 kg. A diferença entre usar uma ou outra marca resulta em 1 saco de cimento por m3 de concreto, ou seja, uma diferença de 80 sacos de cimento. Vale ou não vale a pena fazer esse tipo de estudo?!

     Com o Método Dosa Fácil e o Software Dosa Fácil se obtêm:

I – O traço da obra em padiolas de areia e de brita por saco de cimento;

II – As dimensões das padiolas de areia e de brita;

III – O volume de concreto por betonada;

IV – O consumo de cada material por metro cúbico de concreto;

V – O custo total dos materiais por metro cúbico de concreto

O CONCRETO

Utilização do concreto

Composição

Propriedades

Influência do cimento

Influência dos agregados

Aditivos

Relação água/cimento

Tipos de concreto

Concreto dosado na obra

 

ESTUDO DE DOSAGEM

Termos técnicos

Importância

Tabela de traços

Estudo em laboratório

Estudo na obra

Etapas do Estudo

 

QUALIDADE

Controle da produção

Controle de aceitação

Lançamento e cura

 

DOWNLOADS

Dosa Fácil Básico

Dosa Fácil Completo

Manual do Concreto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Início

FAQ

Quem somos

Links